A minha, a sua, a nossa mochila de paulistano

Verdade seja dita: há de se respeitar a mochila do paulistano, essa corcunda de chumbo que carregamos por toda parte em detrimento da elegância e da escoliose.

Trata-se de um volume de tamanho médio, pesando de dois a cinco quilos e contendo o indispensável para a sobrevivência em território urbano, a exemplo do cinto de ferramentas do MacGyver.

Vanessa Barbara – A Mochila do Paulistano (Coluna da Folha). Via.

A verdade é que aqui nós temos que estar sempre preparados para qualquer tipo de clima ou de situação, não é mesmo?

UTILIDADE PÚBLICA: Cuidado com sites que instalam programas para fazer download!

Dica da Cintia: o site Baboo postou um artigo sobre o perigo de infectar o computador com adware (software que mostra publicidade) ao utilizar programas para fazer download de sites. Os exemplos citados são o Baixaki, o SuperDownloads e o UltraDownloads, mas são várias as páginas nacionais e estrangeiras que pedem para que instale um software ou plugin para conseguir baixar um arquivo executável; essa também é uma prática comum para baixar drivers direto dos fabricantes dos computadores.

A dica resumida é: evite instalar qualquer programa ou plugin apenas para baixar algum arquivo. É desnecessário, pode deixar o seu computador mais lento e violar a sua privacidade, exibindo publicidades não desejadas. Quase sempre esses sites possuem também um link direto que não necessita de nenhuma instalação.

Outra dica da Cintia é nunca instalar um programa no modo “default”, para evitar a instalação de alguma barra de ferramentas que pode deixar o navegador mais lento (ou mesmo travá-lo) ou outro programa indesejado. É importante prestar sempre atenção no que está sendo informado na tela e não clicar em “next” ou “próximo” automaticamente.

Usando o e-mail para adicionar notas (com lembretes!) no Evernote

Não sei como nunca tinha falado do Evernote aqui no Panorama Geek. Uso há anos, todos os dias. É tão útil que já não sei o que seria da minha vida sem ele. Se não conhece, vale a pena testá-lo.

Agora que incluíram o recurso de Lembretes, abandonei o Google Tasks (sorry!) e estou mantendo a minha lista de tarefas junto com as minhas anotações, que já estavam no Evernote. É ótimo ter tudo em um só lugar.

O que torna o programa muito prático (e faz uma pessoa utilizá-lo mais) é a existência de versões nas mais diferentes plataformas (móveis ou não) e recursos de adição de notas pelo Twitter e pelo e-mail.

Existe uma sintaxe especial a ser usada no envio por e-mail, que já arquiva automaticamente o conteúdo no caderno e nas tags corretas. E a ótima notícia é que agora também é possível adicionar novas tarefas apenas com uma mensagem! Anotaí:

Evernote Tip: Sending Email into Evernote

Evernote can automatically tag and file notes you email based on the content and subject. To enable Smart Filing, go to your Personal Settings.
Or, you can send notes into specific notebooks and assign tags by adding some simple information to the subject of the email. Here’s how:

* Notebook: Add @notebook name to the end of the subject line.
* Tag: Add #tag name at the end of the subject line. This feature works with existing tags in your account.
* Reminder: Indicate a note is a reminder by adding ! in the subject line. Add !tomorrow to set a notification for tomorrow, !dayofweek (i.e. !tuesday) to be notified on that day, or pick a specific date using the format !YYYY/MM/DD.

Be sure to follow this order: subject, reminder, notebook name, tags.
To add some text to an existing note, put a ” +” at the end of your subject line and we’ll place the body of the email into the most recent note with that title.

An example subject:

Fwd: Recipe for Bouillabaisse !2013/06/01 @Recipes #soup #fish #french

(via)

Agora só preciso garantir a minha conta Premium e o Moleskine (no Brasil, à venda na Livraria Cultura) para a minha vida Evernística ficar completa.