Extensão de nome de arquivo é o conjunto de letras ou números (geralmente três, mas pode ser mais ou menos) que aparece após o ponto, no final do nome dos arquivos nas pastas do computador. Ele identifica o formato do arquivo, ou seja, o seu tipo: se é uma imagem, um documento, um programa, etc.
Por exemplo:
- documento.doc (extensão de arquivo doc, ou seja, um documento do Microsoft Word)
- programa.exe (extensão de arquivo exe, ou seja, um programa do Windows)
- zipado.zip (extensão de arquivo zip, ou seja, um arquivo compactado)
- url.torrent (extensão de arquivo torrent, ou seja, um arquivo que armazena metadados a serem utilizados pelo protocolo BitTorrent para, digamos, baixar ou enviar arquivos pela Internet)
- script.py (extensão de arquivo py, ou seja, um código feito na linguagem de programação Python)
Após os esclarecimentos, as dicas:
1. Procurando por uma extensão de arquivo desconhecida
.djvu? .thm? .dmg? Se você se depara com uma extensão que nunca viu na vida (e que o Windows consegue detectar), você pode jogá-la no Google ou utilizar um site especializado como o FILExt, que tem uma base de dados com mais extensões do que você jamais verá na vida.
2. Procurando por um programa gratuito para abrir um determinado arquivo
.flv? .rar? .vob? O site OpenWith.org lista programas gratuitos para abrir diversos formatos de arquivo.
3. Habilitando a exibição das extensões dos arquivos no Windows
Como padrão, as extensões dos nomes de arquivos conhecidos não são exibidas pelo Windows. O objetivo é facilitar a vida do usuário, porém esta simplicidade também tem seus pontos fracos: apenas olhando o ícone, fica difícil diferenciar um arquivo gif de um arquivo jpeg, por exemplo; e as chances de abrir um arquivo com vírus são maiores (a extensão é uma forma de identificar um possível arquivo suspeito; nem sempre fica claro que um arquivo é executável – .exe).
Este documento da Microsoft explica como exibir ou ocultar as extensões em diferentes edições do Windows. Para o Windows 8, o tutorial está aqui.
1 comentário em “UTILIDADE PÚBLICA: Extensões de nome de arquivo”
Os comentários estão encerrado.