Ao abrir o G1, me deparei com esta foto de uma nova embalagem de leite lançada no mercado norte-americano. O “design inovador” (um tanto estranho ao primeiro olhar) chama logo a atenção, mas a reclamação da dona de casa também não deixa de ser interessante: “Derramam leite por todo lugar“.
Segundo o artigo original do New York Times, a nova embalagem ajudou a reduzir o custo de produção do leite e tornou o transporte mais fácil e rápido. O fato de não agredir o meio ambiente, de caber melhor no compartimento da porta de geladeiras novas e o custo (menor que do leite com embalagem convencional) são as vantagens para o consumidor.
Mesmo assim, as desvantagens não passam despercebidas: não é uma embalagem fácil de ser usada, especialmente pelas crianças. O caso é tão grave que há funcionárias nos supermercados da rede Sam’s Club que, ao oferecer amostras do leite para degustação, ensinam como servi-lo.
Não, você não leu errado: jogar o leite num copo virou uma tarefa tão complexa que tem que ser ensinada! Desastre de usabilidade é isso aí; não foi levada em conta a importância da facilidade de aprendizado do produto. As pessoas provavelmente vão se acostumar (as embalagens não serão substituídas nem modificadas), mas terão que se se estressar um pouco antes de chegar lá. Isso porque não tem botões, imagina se tivesse…